Regional

Regional Sul 4 inicia articulação da Pastoral da Educação

No intuito de iniciar o processo de articulação da Pastoral da Educação no estado de Santa Catarina, estiveram reunidos na diocese de Tubarão, no 20 de junho o secretário executivo do Regional Sul 4 da CNBB, padre Luciano dos Santos, o coordenador diocesano de pastoral da diocese de Tubarão, padre Lino Brunel, o seminarista da diocese de Caçador, Edson de Bortoli, o representante das escolas públicas, professor Laercio Vitorino,  e a coordenadora da Pastoral da Educação da diocese de Tubarão, Maria Della Giustina.

Durante a reunião, a diocese de Tubarão apresentou o processo de implantação e as etapas que estão acontecendo. Houve o repasse do III Encontro da Pastoral da Educação da Região Sul, realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Porto Alegre (RS), com as seguintes ações definidas para os Regionais: formação de uma equipe, escolha de um coordenador, elaboração de um Plano Regional, definição de referenciais nas dioceses, realização de um encontro com as coordenações dos Regionais do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para organização do IV Encontro.

Após as discussões e reflexões, ficou definido os seguintes encaminhamentos: apresentação da Pastoral da Educação em uma reunião do Conselho Regional de Pastoral; relato da experiência da Diocese de Tubarão e mapeamento de ações que já estão acontecendo nas dioceses do regional.

A Igreja precisa ser uma presença reflexiva, de apoio e valorização junto aos educadores, visualizando caminhos para atuar no mundo da escola, sendo este o serviço da Pastoral da Educação. O Papa Francisco, falando do mundo da educação, disse: “Não desanimeis diante das dificuldades apresentadas pelo desafio educativo! Educar não é uma profissão, mas uma atitude, um modo de ser…”. Que o educador católico seja um testemunho de Jesus Cristo e de sua Boa Nova no mundo da Escola.

Com informações de Maria Della Giustina

Feito com Wordpress wordpress.org