Regional

Pastoral da Juventude divulga logomarca e hino oficial do 10º ERPJ

A coordenação da Pastoral da Juventude do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou a logomarca e hino oficial do 10º Encontro Regional da Pastoral da Juventude (ERPJ), que será realizado na Diocese de Criciúma entre os dias 12 a 15 de outubro deste ano. O evento marcará os 35 anos da Pastoral no estado de Santa Catarina.

Logomarca

A logomarca foi elaborada pelo assessor da Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma, padre Bento Zilli, com a colaboração da equipe de comunicação do ERPJ. A logomarca tem o intuito de marcar o processo místico e histórico trazendo os elementos celebrativos da caminhada pastoral nesses 35 anos.

Hino

O hino oficial também retrata este processo histórico, porém trazendo o olhar para os novos horizontes que brilham, frutos dos 35 anos de luta e utopia da Pastoral da Juventude do estado de Santa Catrina. A autoria do hino foram dos jovens Daine dos Santos Possamai, Fábio Mateus Machado e Samara Gomes Soares.

Carta

No último dia 8 de maio, a coordenação regional da Pastoral da Juventude lançou uma carta falando sobre a temática e os eixos do 10º ERPJ. Leia a carta na íntegra:

PASTORAL DA JUVENTUDE DE SANTA CATARINA – REGIONAL SUL 4

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2017

Queridas companheiras e queridos companheiros!

“Onde pisam os pés a cabeça pensa e o coração ama, ama o coração pensa a cabeça, e os nossos pés pisam neste chão.”

Temos ensaiado passos para o X Encontro Regional da Pastoral da Juventude de 2017 e aos poucos, ele toma formas mais delineadas, com traços mais definidos. Nossa morada deste ano será na Diocese de Criciúma, Paróquia Nossa Senhora de Salete, e o caminho já vai sendo bem marcado, projetado rumo ao Horizonte do Reinado de Deus.

Esse encontro tem como caráter três eixos da PJ: ser formativo, missionário e celebrativo. Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros lugares, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado. Como consequência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: não levar, mas descobrir, não só dar, mas receber. Queremos fazer memória da Utopia e Paixão, como nosso jeito de ser, crer e viver, por isso convocamos a todos: “Vem juventude, trabalhar, lutar, sonhar…”(Hino 30 anos PJSC). Celebrativo, pois há 35 anos a PJ vem resistindo, sonhando e partilhando com a vida da juventude, e ousamos em dizer que “O caminho continua: PJ é vida que floresce” (Tema, Grupo Dom Oscar Romero, Apiuna/SC). E a formação é a continuidade do projeto do Cristo Ressuscitado, e também será toda caminhada até os dias do encontro, que será de 12 a 15 de outubro.

Nestes 35 anos de história da PJ em SC, podemos dizer que “No deserto a dor vimos de perto era tão medonha, mas não deixamos de acreditar” (Lema, Quase Primavera, Flávia Wenceslau), pois buscamos ver e ouvir os jovens de nossa base e queremos celebrar tantas conquistas, para lembrar que além de tudo, ainda há esperança! E para florescer nosso caminho seguiremos afirmando que acreditamos e defendemos a vida da juventude!

Mirando para a Diocese de Criciúma, sul do nosso estado que vai preparar terra fértil para lançarmos nossas sementes da teimosia, mas para também sentir o perfume da vida de nossa juventude de Santa Catarina. Seguidoras e seguidores de Jesus de Nazaré, vamos nos comprometer a vivência do Evangelho a cada dia, não só buscando tesouros escondidos. Vivenciando a simplicidade da partilha saberemos encontrar o verdadeiro sentido do cuidar e cultivar! “Onde está o teu tesouro ai estará o seu coração” (Iluminação Bíblica, Mt. 6, 21). É na comunidade que pulsa nosso coração, e no grupo de base que faz morada nossa alegria de partilhar: o tesouro que é a vida!

Apresentamos ainda a logo elaborada pelo Pe Bento e com a colaboração da equipe de comunicação do ERPJ, que marcará nosso processo mistico, histórico e cheia de elementos celebrativos de nossa caminhada nesses 35 anos.

Feito com Wordpress wordpress.org